Marketing Digital Tráfego Orgânico

O Que É Tráfego Orgânico no Marketing Digital?

O Que É Tráfego Orgânico no Marketing Digital?

Saber o que é tráfego orgânico no marketing digital e como ele surge é essencial para criar uma estratégia de comunicação eficaz para a sua empresa, visto que ele é uma das maiores ferramentas para alavancar negócios.

Dessa forma, neste texto, você descobre 3 técnicas de como fazer tráfego orgânico e conhece as vantagens que essa estratégia oferece para negócios de diferentes segmentos. Continue a leitura e saiba mais.

Leia também: Toda Empresa Deve Ter um Blog Como Estratégia de Marketing?

Entenda o Que Significa Tráfego Orgânico no Marketing Digital

Considera-se tráfego orgânico quando uma pessoa encontra e acessa o seu conteúdo digital de forma espontânea, sem o intermédio de anúncios pagos. Essa capacidade de atrair visualizações é uma das estratégias principais do inbound marketing.

A implementação das estratégias orgânicas do inbound marketing (conteúdo blog é o principal exemplo) são de baixo custo e perenes, ou seja, elas permanecem ativas e gerando resultados por um longo período. Além disso, elas permitem que  você crie uma relação genuína com o seu cliente, a fim de fidelizá-lo ao seu negócio.

Contudo, além do tráfego orgânico, há ainda outra estratégia utilizada no marketing digital para gerar leads, que são os anúncios em redes digitais. Conhecido como tráfego pago, esse método utiliza abordagens diferentes do orgânico para conseguir visualizações. Se você deseja saber as diferenças entre eles, continue a leitura e confira.

Qual a Diferença de Tráfego Pago e Orgânico?

Entender qual a diferença de tráfego pago e orgânico ajuda você a definir quando utilizar cada estratégia em seu negócio, já que ambas apresentam vantagens e produzem ótimos resultados quando aplicadas no momento certo.

De uma forma simples, a principal diferença entre o tráfego pago e orgânico está na forma como a pessoa chega até o seu conteúdo. Enquanto na primeira estratégia as pessoas chegam até o seu conteúdo por meio de anúncios, no segundo método, o seu cliente encontra o seu site ou blog através de mecanismos de busca, como o Google

Outra diferença está no tempo de retorno do investimento. As campanhas de tráfego pago geram resultados rápidos, em alguns casos, até mesmo no dia em que são lançadas. Porém, assim que os anúncios param de ser veiculados, os resultados, em regra geral, também chegam ao fim.

Enquanto isso, nas estratégias de tráfego orgânico, o resultado é alcançado a médio e longo prazo. Logo, apesar de demorar mais para você perceber o retorno do seu investimento, essa estratégia é perene, segue atraindo leads por um longo período de tempo.

Depois de descobrir qual a diferença de tráfego pago e orgânico, continue a leitura e confira 3 técnicas que você pode utilizar para aplicar o método de inbound marketing no seu negócio.

3 Técnicas de Como Atrair Tráfego Orgânico 

Você já sabe o que é tráfego orgânico no marketing digital, mas conhece formas de aplicar essa estratégia em seu negócio? Neste tópico, separamos para você 3 técnicas utilizadas para melhorar o alcance do seu conteúdo. Veja.

1. Otimização para mecanismos de busca (SEO)

A otimização do seu conteúdo para os mecanismos de busca, ou SEO, é essencial para que o seu site e blog tenham um bom rankeamento e apareçam nos primeiros resultados de pesquisa do seu lead em potencial.

Para isso, você deve aplicar técnicas que impulsionam o seu conteúdo para ser encontrado por esses mecanismos de busca. Entre elas está o uso de palavras-chaves significativas para o seu nicho e a criação de conteúdo relevante para o cliente.

O link building é uma das principais estratégias utilizadas no inbound marketing. Através desse método, você consegue construir uma rede de contatos que direcionam o tráfego do seu site e melhoram sua autoridade dentro dos sites de busca.

Para os mecanismos de busca como o Google, essa rede de contatos mostra que o seu conteúdo é confiável e de qualidade e que sua marca está bem posicionada no mercado.   

3. Email marketing

Muitos acham que o email morreu, mas, segundo a pesquisa The 2023 State of Email Workflows Report realizada pela Litmus, 78% dos profissionais que atuam com marketing B2B utilizam a estratégia de email marketing para compartilhar conteúdo.

Essa estratégia é utilizada para manter uma linha de comunicação direta com o cliente, criando a possibilidade de educar e nutrir leads que tenham se cadastrado para receber o seu conteúdo.  

Como você pôde perceber, o tráfego orgânico é uma estratégia de baixo custo que garante resultados a longo prazo para o seu negócio quando aplicada corretamente. Continue lendo e conheça a Cluster, especialista em inbound marketing.

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Durante a leitura deste artigo, você descobriu o que é tráfego orgânico no marketing digital, as vantagens que ele oferece para a sua marca e ainda conferiu 3 formas de aplicá-lo em seu negócio. 
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