Marketing Digital SEO

O Que é Inbound Marketing? Confira Exemplos

O Que é Inbound Marketing? Confira Exemplos

Também conhecido como Novo Marketing ou Marketing de Atração, o Inbound Marketing funciona como um imã, atraindo clientes por meio de conteúdos de valor e, dessa maneira, criando com eles uma relação entre empresa e marca.

O Inbound Marketing não possui uma origem definida. Alguns especialistas atribuem a criação do conceito a Seth Godin que, em 1999, escreveu o livro “Permission Marketing”, enquanto outros afirmam que o termo começou a ser usado por Brian Halligan, cofundador da empresa Hubspot. A unanimidade é que esse método é utilizado por diversas empresas e profissionais que desejam atrair e fidelizar clientes.

Você quer saber mais sobre o que é Inbound Marketing? Durante a leitura deste artigo, você vai conhecer os detalhes dessa técnica, suas etapas e as vantagens que ela oferece para as empresas. Boa leitura.

Conheça as 4 Etapas do Inbound Marketing

O Inbound Marketing se divide em 4 etapas, as quais são aplicadas de forma contínua e buscam criar uma conexão entre a marca e o cliente. Abaixo, você confere cada um desses passos com detalhes, confira. 

Etapa 1: Atrair 

A atração não é só a primeira etapa desta metodologia, ela também é a base do Inbound. É nesse momento que você cria conteúdos relevantes, de valor e de qualidade que vão atrair o seu cliente e criar autoridade para sua marca.

Sendo um antigo conhecido das estratégias de Inbound Marketing, o blog é uma das ferramentas mais utilizadas na etapa de atração. A partir dele, você pode posicionar a sua marca nos mecanismos de busca, como o Google, e captar novos leads.

Etapa 2: Converter

Na etapa de conversão, você irá focar na geração de leads por meio da educação de mercado. Ou seja, você vai ensinar aos seus futuros clientes como o seu produto funciona e os diferenciais que apresenta.

Explicar a utilidade e o uso do seu serviço vai fazer com que os visitantes do seu site se transformem em oportunidades reais de vendas. Além disso, você também vai poder coletar dados para entender a jornada do seu consumidor e compreender o relacionamento dele com a sua marca.

Etapa 3: Vender

Com os dados coletados na etapa anterior, você vai conseguir criar e movimentar um banco de dados com as informações dos seus leads. A partir dessa coleta, você conseguirá identificar a jornada de compra do cliente.

A jornada de compra é como chamamos todo o caminho percorrido pelo cliente, desde o primeiro contato com a marca até a aquisição do produto que está sendo oferecido. Entender esse caminho, ajuda você a planejar conteúdos que melhorem a relação do consumidor com a empresa e, consequentemente, aumente as vendas. 

Etapa 4: Encantar

A jornada do seu cliente não acaba após a compra, na verdade, é o momento em que ela realmente começa. Indo além da venda do produto, com o Inbound Marketing você vai conseguir fidelizar os consumidores, fazendo deles defensores da sua marca a partir do compartilhando do seu conteúdo com outras pessoas.

Depois de aplicar essas etapas, sua empresa vai desfrutar de diversas vantagens. Confira no próximo tópico algumas delas.

Principais Vantagens do Inbound Marketing

Aplicar estratégias de Inbound pode possibilitar inúmeros benefícios para a sua empresa. Para atualizar você quanto a quais são eles, separamos 3 das principais vantagens para você conhecer. Continue a leitura e saiba mais.

# Maior economia 

Além de reduzir o custo de aquisição por cliente, o Inbound Marketing pode ser até 63% mais barato que o marketing tradicional e oferecer melhores resultados para a sua empresa, como demonstrado pela pesquisa The State of Marketing de 2024.

Nessa pesquisa citada, foi identificado que os blogs otimizados para SEO são o canal com maior return on investments (ROI), retorno sobre investimentos em português (por meio dessa taxa, você consegue identificar quais investimentos estão dando certo e quais precisam ser alterados).

# Aumento do awareness

Significando reconhecimento de marca, o awareness é a forma como o público percebe a sua identidade e a forma como ela é lembrada. Apesar de ser uma métrica difícil de mensurar,  ela é essencial para a conversão de leads e de fidelização do cliente.

# Resultados mensuráveis 

Uma das grandes vantagens do Inbound Marketing é a facilidade de analisar os resultados. Na estratégia aplicada em blogs, por exemplo, é possível analisar a taxa de cliques e o tempo de permanência dos visitantes na página.

Depois de conhecer as principais vantagens que o Inbound Marketing oferece para negócios de diferentes segmentos, continue a leitura e confira 3 das empresas que utilizam essas estratégias.

inbound-marketing-pessoa-utilizando-notebook-com-icones-de-like-saindo-da-tela
Empresas que visam a educação de mercado utilizam a estratégia de Inbound Marketing

Empresas que Utilizam o Inbound Como Estratégia de Marketing

Você sabia que grandes empresas utilizam estratégias de Inbound Marketing para criar conexão com seus clientes? Essa metodologia é utilizada por diversas marcas reconhecidas, como Coca-Cola, Dell e Magazine Luiza. Continue a leitura e confira 3 cases de empresas que aplicam essas estratégias em seus canais de comunicação. 

Canva

Desde o seu lançamento em 2013, o Canva utiliza o mecanismo de busca do Google para gerar leads. Contando com a intenção de busca do usuário, a empresa investe em estratégias de SEO específicas para gerar conteúdo para o seu público-alvo.

Confira o conteúdo produzido pelo Canva clicando aqui.

Nubank

O Nubank aborda temas complicados em seu blog utilizando uma linguagem descontraída e simples. Sempre atenta às boas práticas de SEO, a fintech garante boas posições na ferramenta de buscas do Google, criando uma relação natural e de confiança com o público. 

Confira o conteúdo produzido pelo Nubank clicando aqui.

Airbnb

Além de revolucionar o mercado hoteleiro, o Airbnb inovou na produção de conteúdo utilizando estratégias de SEO focadas na fidelização dos usuários. No blog da empresa, é possível encontrar artigos com dicas do que fazer em locais turísticos e até histórias dos clientes que utilizam a plataforma.

Confira o conteúdo produzido pelo Airbnb clicando aqui.

Depois de conhecer as vantagens do Inbound Marketing, que tal aderir essa metodologia para o crescimento da sua marca? Continue lendo e confira como a Cluster pode ajudá-lo nessa missão.

Inbound Marketing é Uma Boa Estratégia Para Minha Empresa?

Depois de ler este texto, você pôde entender melhor como o Inbound Marketing funciona e os benefícios que ele traz para o seu negócio. Faça como as marcas Canva, Nubank e Airbnb e impulsione o seu negócio com essa metodologia. 

Com a Cluster você terá uma estratégia exclusiva para o seu negócio. Clique aqui e converse com a nossa equipe ainda hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *