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Marketing Digital: Estratégia para Captação de Leads Orgânicos

Marketing Digital: Estratégia para Captação de Leads Orgânicos

Por ser um assunto abrangente, o conceito de marketing digital pode ser confuso e de difícil compreensão. Afinal, tudo o que é publicado na internet se encaixa nessa definição? Existem estratégias que podem melhorar a presença online de uma marca? 

Neste guia, você encontra detalhes sobre o que é o marketing digital e as melhores estratégias para atrair clientes e aumentar a presença online da sua marca. Continue a leitura e saiba mais.

Entenda o que é Marketing Digital

A definição mais conhecida de marketing é atribuída a Philip Kotler, consultor renomado da área. O autor afirma que marketing é “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.* 

Você pode achar que esse conceito foi modificado ao longo dos anos, mas na realidade ele só se ampliou. Com a chegada do que Kotler chama de Marketing 5.0, as tecnologias são utilizadas para “criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente”.** E, dessa forma, chegamos à definição de marketing digital.

O marketing digital é caracterizado pela utilização de técnicas e de ferramentas que possibilitam a promoção de uma marca, produto ou serviço nas mídias digitais, como redes sociais, emails, blogs e sites. 

Hoje em dia, o marketing nativo dos canais digitais é a principal forma de comunicação de marcas. Oferecendo diversas estratégias, ele permite que as empresas conquistem leads orgânicos e qualificados sem precisar investir em tráfego pago.

O tráfego orgânico é essencial para a eficácia das estratégias de marketing digital. No próximo tópico, você descobre mais sobre o assunto. Confira.

O que é Lead Orgânico e Qual a Sua Importância no Marketing Digital?

Se você está preocupado em melhorar a presença da sua marca online, prestar atenção no tráfego orgânico das suas redes é fundamental. Afinal, as pessoas que chegam dessa forma até o seu site, geralmente, são leads qualificados e com maior probabilidade de comprarem seu serviço ou produto.

Os leads orgânicos são aqueles que fornecem os próprios dados em troca de algum material rico ou conteúdo de valor que está sendo oferecido nos seus canais de comunicação. Esses clientes chegam, em regra geral, por meio de mecanismos de busca como o Google.

A grande importância dos leads orgânicos para o marketing digital está na relação desse cliente com a sua marca. Essas visitas espontâneas ao seu site geram uma possibilidade maior de fechar vendas, já que o cliente conhece o valor do seu serviço.

Você já deve ter percebido que ter uma presença online é fundamental para a sua marca, não é mesmo? Por essa razão, no próximo tópico, separamos uma das maiores tendências do marketing digital para 2025. Continue lendo e saiba mais.

Tendência do Marketing Digital Para 2025

O marketing digital é aplicado a partir de diversas estratégias. Entre elas estão o marketing de conteúdo e o inbound marketing, ambos focados em gerar informações de valor que sejam relevantes para os leads, podendo ser utilizadas em conjunto.

Segundo a pesquisa Panorama de Geração de Leads no Brasil 2023, 35,29% dos acessos a sites de empresas brasileiras vêm do tráfego orgânico, ficando à frente do Google Ads, que aparece com 26,66% dos acessos e dos canais diretos, com 12,93%.

A pesquisa também mostrou que 91% dos profissionais entrevistados utilizam o inbound marketing, seja sozinho ou em conjunto com estratégias de tráfego pago, em seus planejamentos de marketing digital.

Essas tendências de marketing encontram nos blogs uma de suas melhores plataformas de divulgação. Essa ferramenta de compartilhamento de conteúdo é utilizada para além de apenas atrair leads qualificados de forma orgânica, ela cria uma conexão com o público por meio de conteúdos de valor.

Mas não é com qualquer conteúdo que você aparece para o seu público-alvo. Para garantir que o seu blog apareça nos mecanismos de busca, é preciso que ele seja otimizado para Search Engine Optimization (SEO), além de ser relevante para o lead.

Desenvolver uma estratégia de marketing digital exclusiva para sua empresa é essencial para aumentar o reconhecimento de sua marca nos canais digitais. Para isso, você pode contar com a Cluster. Quer saber como podemos ajudar você e a sua marca? Então,  continue a leitura.

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Durante a leitura deste artigo, você pôde conhecer o conceito de marketing digital e descobriu a importância dos leads orgânicos para a sua estratégia nos canais digitais. Para ter as melhores oportunidades nas redes, você pode contar com a Cluster.

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Referências
*KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. 10. ed. São Paulo: Prentice – Hall, 2000. 
** KOTLER, Philip. Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2021.

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