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Growth Marketing: Por que Investir nessa Estratégia?

Growth Marketing: Por que Investir nessa Estratégia?

Growth marketing, ou marketing de crescimento, é uma estratégia muito utilizada por marcas que buscam crescer de forma constante e sustentável. Por meio de abordagens que fogem do tradicional, esse método se concentra na análise de dados para identificar as melhores oportunidades para atrair, engajar e reter clientes.

Neste artigo, explicamos em detalhes como o growth marketing pode transformar seu negócio e quais são as métricas e estratégias que você pode aplicar. Continue a leitura e confira.

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O que é Growth Marketing?

Growth marketing é uma abordagem focada no crescimento constante e sustentável de uma marca, utilizando experimentos e análise de dados para traçar as melhores estratégias e ações que ajudarão você a alcançar seus objetivos.

Diferente do marketing tradicional, o growth marketing centraliza seus esforços na internet, permitindo a mensuração das estratégias aplicadas em tempo real. Com esse método, você é capaz de otimizar todas as etapas da jornada de compra do cliente e ampliar sua retenção.

As estratégias de growth marketing podem ser usadas em conjunto com outras metodologias para ampliar o crescimento e o alcance do seu negócio. Continue a leitura e saiba como o inbound marketing pode ser um aliado do marketing de crescimento.

É Possível Utilizar o Growth Marketing Junto ao Inbound Marketing?

Apesar de parecerem incompatíveis no primeiro momento, as estratégias de growth e inbound marketing compartilham semelhanças e podem ser usadas em conjunto para a criação de um planejamento sólido e eficaz para o crescimento do seu negócio.

Ao combinar essas duas estratégias de marketing, você consegue aproveitar os benefícios de ambas em conjunto. Isso ocorre porque tanto o growth quanto o inbound marketing buscam criar um relacionamento duradouro com o cliente e aumentar a taxa de conversão de leads

Dessa forma, ao utilizar as técnicas conhecidas do inbound, como práticas de SEO e criação de conteúdo qualificado para o blog, juntamente com o conteúdo para redes sociais e a análise das métricas geradas por essas publicações (método conhecido de growth marketing), você alcança um crescimento rápido e consistente de uma forma sustentável a longo prazo.

Para alcançar os objetivos da sua empresa, você precisa conhecer as métricas e as estratégias mais eficazes para aplicar. No próximo tópico, você confere alguns desses métodos.

Métricas e Estratégias de Growth Marketing para o seu Negócio

Você já pôde perceber que o growth marketing utiliza dados para guiar ações e processos de crescimento para uma empresa. Mas quais métricas e estratégias devem ser analisadas? Confira abaixo algumas delas.

SEO

Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismos de busca, é um conjunto de estratégias orgânicas que procuram melhorar o posicionamento do conteúdo de um blog nos mecanismos de busca.

O objetivo desse método é ajudar os algoritmos dos sites de busca a identificar o seu conteúdo como relevante para o usuário, aumentando a chance que ele seja encontrado e consumido.

ROI

Uma das métricas mais importantes relacionadas a campanhas online, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) permite que você mensure a eficácia das ações de marketing e o impacto financeiro delas.

Ao analisar o ROI, você consegue identificar quais estratégias devem ser alteradas e quais devem ser mantidas para alcançar seus objetivos.

Churn

Você precisa analisar o quanto sua empresa perdeu de clientes ou de receita? Com o Churn (índice de cancelamento de clientes), você consegue calcular essa métrica e avaliar a saúde do negócio.

Compreender os motivos e os problemas que levam à perda de clientes ajuda na tomada de medidas eficientes para aprimorar o produto ou serviço e reduzir o impacto na receita da empresa.

Funil Pirata 

O funil AARRR, também conhecido como funil pirata, é utilizado para você entender e acompanhar a aquisição de clientes. Ele ajuda na elaboração de estratégias para aumentar a conversão de leads e a fidelização dessas pessoas.

A sigla corresponde às etapas de awareness (conscientização): aquisição, ativação, retenção, referências e receita da jornada do cliente. A análise desses dados possibilita que você identifique falhas e oportunidades na estratégia de marketing.

Testes A/B

Realizar testes e experimentos é um dos pilares do growth marketing, por isso, os testes A/B são amplamente utilizados nessa estratégia, visto que permitem comparações de variáveis e análises quanto à melhor resposta do público. 

Com os testes A/B, você é capaz de comparar duas versões do mesmo conteúdo, com pequenas alterações, como cores, botões ou texto. Dessa forma, é possível retirar insights e modificar sua estratégia para alcançar os objetivos desejados. 

Depois de ler este texto, você deve ter percebido os benefícios que uma estratégia bem definida de growth marketing pode trazer para a sua empresa. Que tal contar com especialistas no mercado para ajudá-lo com isso? Continue a leitura e conheça a Cluster.

A Melhor Estratégia de Growth Marketing está na Cluster

Durante a leitura deste artigo, você conferiu em detalhes como funciona o growth marketing e como ele auxilia no crescimento de empresas. Para garantir o sucesso dessa estratégia em seu negócio, você pode contar com a Cluster. 
Somos especialistas em inbound e growth marketing e estamos aqui para ajudar você a alcançar o sucesso que o seu negócio merece. Acesse o nosso site ou clique aqui e converse com o nosso time hoje mesmo.

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