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Growth Hacking

Growth Hacking: Como Impacta Empresas?

Growth Hacking: Como Impacta Empresas?

Você sabe o que a Uber, a Netflix e o Facebook têm em comum? Além de serem grandes empresas, todas utilizaram o growth hacking para impulsionar os negócios de forma sustentável e utilizando poucos recursos.

Popularizada nos últimos anos, muitas empresas ainda não sabem como aplicar de forma eficaz as estratégias de growth hacking em suas ações de marketing. Pensando nisso, reunimos neste artigo todos os detalhes sobre essa estratégia e os benefícios que ela oferece para a sua empresa. Confira.

Leia também: O Que é Inbound Marketing? Confira Exemplos

O que é Growth Hacking?

O termo growth hacker foi criado por Sean Ellis, em 2010, em um artigo chamado “Find a Growth Hacker for Your Startup”, publicado em seu blog Startup Marketing. Em seu livro lançado em 2017, “Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido”, Ellis define a estratégia como um processo orientado por dados e baseado em experimentos.

Dessa forma, podemos dizer que o growth hacking é uma estratégia de marketing que utiliza dados retirados de experimentos para definir as melhores ações para o crescimento acelerado de empresas. 

Essa estratégia também foca na sustentabilidade das ações e no uso mínimo de recursos. Por essa razão, o growth marketing é o método que as startups mais utilizam para o crescimento de seus negócios.

Você quer entender como o growth marketing é aplicado em empresas? Continue a leitura e confira cada uma das etapas dessa estratégia.

Entenda Como o Growth Hacking Funciona

Como você já pôde perceber, o growth marketing utiliza dados e experimentos para determinar ações que impulsionam o crescimento acelerado da empresa. Mas como esses testes são definidos? Abaixo, confira suas 5 etapas e entenda como essa estratégia funciona.

1. Identificação da demanda

Antes de começar a rodar testes, você precisa identificar as lacunas e os problemas que o seu negócio possui ou, se você está lançando um novo produto no mercado, entender em qual espaço do mercado o seu produto se encaixa.

Nessa etapa, você pode reunir o seu time para fazer um brainstorming e gerar ideias para atingir as metas da empresa ou solucionar os problemas que o negócio está enfrentando.

2. Defina prioridades

Depois de identificar a demanda, você precisa definir o que precisa ser feito para resolver o problema. Levantar hipóteses e definir suas prioridades, quais ações ou questões serão respondidas primeiro, são o foco dessa etapa.

3. Documente as ações que serão tomadas

Se você já sabe qual é a demanda e a sua prioridade dentro dela, está na hora de documentar os passos que devem ser tomados para comprovar ou refutar as hipóteses levantadas nas etapas anteriores.

Você pode criar um documento com:

  • a demanda e a hipótese que será confirmada;
  • quais os dados que serão analisados para a confirmação da hipótese;
  • as equipes e os profissionais envolvidos no processo;
  • as ferramentas e as plataformas que serão utilizadas na execução dos testes;
  • o período em que os testes serão realizados.

4. Implementação de testes

Para testar sua hipótese, você pode utilizar o método de Minimum Viable Test (MVT), em português, Teste Mínimo Viável. Com ele, você faz experimentos utilizando o menor investimento possível e com o mínimo de esforço empregado.

5. Análise de dados

Analisar dados é um dos pilares do growth hacking. Para definir quais ações são eficazes e quais das hipóteses levantadas nas etapas anteriores estavam corretas, você deve observar os resultados dos testes e os experimentos realizados para definir qual caminho a sua empresa vai seguir.

O growth hacking é a estratégia mais segura para o crescimento da sua empresa, mas ela exige uma mudança na cultura de trabalho, já que é necessário incentivar sugestões fora da caixa para a resolução de problemas. Essa é a solução mais segura para as empresas, já que pressupõe a realização de experimentos e estimula o aprendizado a partir do erro.

Muitas empresas usaram a metodologia do growth hacking para impulsionar o crescimento de seus produtos e serviços. Continue lendo e confira 3 cases de sucesso.

Empresas que já Utilizaram o Growth Hacking

Logo no início do artigo, citamos grandes empresas que utilizaram o growth hacking para impulsionar o crescimento de seus negócios. Agora, vamos explorar como elas utilizaram esse método em suas estratégias de marketing. Confira.

  • Facebook: com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook revolucionou nossa relação com a internet por meio do uso de estratégias de growth hacking desde o primeiro dia. A primeira estratégia utilizada pela rede foi a de possibilitar a incorporação de badges e widgets em outros sites. Essa estratégia continua ativa até hoje, o Page Plugin mantém a sua função original e permite que usuários curtam a sua página do Facebook sem sair do seu site.
  • Uber: já pensou em ganhar uma corrida gratuita da Uber para um evento? Foi assim que a startup de São Francisco começou a divulgar o serviço que oferecia. Focando inicialmente em participantes de eventos de tecnologia, a Uber contou com a clássica propaganda boca a boca para superar objeções e ganhar a confiança dos usuários, tornando-se referência no segmento.
  • Netflix: apesar da plataforma de streaming que conhecemos hoje ter sido lançada em 2007, a história da Netflix tem início 10 anos antes, em 1997, quando a empresa alugava DVDs pelo correio. Para consolidar o formato atual, a empresa realizou diversos testes em seu catálogo e nas opções de planos disponíveis. Com a análise dos resultados desses experimentos, a Netflix lapidou a sua estratégia e chegou ao gigante que é hoje.

Você já conhecia essa metodologia? Essa estratégia pode ser super eficaz para maximizar o crescimento do seu negócio e do seu produto. Continue a leitura e conheça a Cluster, uma empresa especialista em growth hacking.

Cluster: Especialista em Growth Hacking

Durante a leitura deste artigo, você descobriu o que é growth hacking e as etapas necessárias para aplicar a estratégia de forma eficaz em uma empresa. Ter um time dedicado a essa metodologia pode fazer a diferença no crescimento do seu negócio e, para isso, você pode contar com os especialistas da Cluster.

Na Cluster, acreditamos que os dados são fundamentais para a criação de estratégias de marketing e utilizamos essas informações para traçar o melhor plano de ação para o crescimento da sua empresa. Clique aqui e descubra como a nossa equipe pode ajudar o seu negócio.

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