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Estratégia de Marketing: Por que Investir em um Blog?

Estratégia de Marketing: Por que Investir em um Blog?

Como diz a música da banda Engenheiros do Hawaii: “Todo mundo é moderno, todo mundo é eterno“. Para as empresas não ficarem para trás neste mundo moderno, digital e globalizado, é preciso estarem atentas a todas novas estratégias de marketing, novidades corporativas e tendências da atualidade

Com o recente boom do marketing digital, diversos tipos de estratégias de marketing têm sido usadas por empresas de inúmeros ramos em busca de maiores vendas e resultados. Como exemplo, temos: o email marketing, anúncios pagos, conteúdos em redes sociais e audiovisual.

Neste artigo, mostramos as estratégias de marketing que têm trazido mais resultado para as empresas, suas vantagens e apresentamos a Cluster, empresa especialista nesse tipo de estratégia. Tenha uma boa leitura.

As Estratégias de Marketing Mais Usadas da Atualidade

Essencial para a expansão de sua empresa, é de suma importância o traçamento de estratégias, visando lucratividade e crescimento de marca. 

Abaixo, preparamos uma breve lista apresentando 4 das principais estratégias de marketing digital. Confira:

  1. Email marketing: o queridinho das empresas de newsletter, o email marketing é perfeito para aqueles que buscam contato direto com o cliente. Trata-se da prática de envio de e-mails direto para seu público-alvo, visando nutrir os leads e aumentar as vendas. Destaca-se pela alta taxa de ROI (retorno sobre investimento), ótima opção para instituições que procuram estratégias e conteúdos bem elaborados.
  2. Redes Sociais: envolvendo criação e compartilhamento de conteúdo próprio, o marketing através das redes sociais é a estratégia mais usada no mundo do marketing digital. A possibilidade de segmentar o público, estreitar relações com o cliente e construir uma comunidade através do seu produto são características que diferenciam as redes sociais das demais estratégias de marketing.
  3. Anúncios Pagos: é uma estratégia de marketing que consiste na compra de espaços para anúncios em plataformas online para a divulgação de produtos ou serviços. Ou seja, são as propagandas que aparecem em alguns sites como Google, Youtube, Pinterest, Instagram, entre outros.
  4. Conteúdo audiovisual: com o foco de atrair e converter novos clientes, esta estratégia é usada na criação de vídeos com diversos intuitos. Os principais, geralmente, são apresentação de empresas e reviews e análises de produtos.

Agora que você conheceu algumas estratégias de marketing, apresentamos para você a principal delas: os blogs. Veja.

Blog: a Principal Estratégia de Marketing da Atualidade

Criado originalmente na década de 90, os blogs serviam como uma forma de “diário online”. Porém, com o passar do tempo, as empresas começaram a usar esse tipo de conteúdo como forma de publicidade para seus produtos, tornando-os uma ferramenta de marketing.

Sendo a principal estratégia de marketing usada no mercado digital, os blogs ajudam empresas a conquistarem autoridade e espaço no mercado. Através dos textos criados com técnicas de otimização (SEO), seus artigos aparecem no topo das ferramentas de pesquisas, aumentando a divulgação do seu negócio.

Com os blogs, é possível a criação de relacionamentos e de interação com o público-alvo, pois os blogs possuem seções de comentários, possibilitando o envio de mensagens pelos clientes. 

Os blogs também podem funcionar em conjunto com outras estratégias de marketing como mídias sociais e email marketing. Diversas empresas reaproveitam o conteúdo de seus blogs em suas redes sociais e emails, divulgando ainda mais seus conteúdos.

Com isso, surge a dúvida: como faço para ter um blog? Respondemos abaixo, continue a leitura.

Mas, Afinal, Como Faço para Ter um Blog para a Minha Empresa?

Agora que você já sabe a importância de investir em um blog e as vantagens dessa ferramenta, é momento de descobrir como incorporá-lo à estratégia de marketing do seu negócio. Vale lembrar que, geralmente, grandes empresas optam pela contratação de agências de marketing especializadas no assunto para a gestão de seus conteúdos. 

Para que o mesmo aconteça em sua marca, é preciso saber que a criação e a administração de um blog profissional não é uma tarefa fácil de ser realizada, pois envolve amplas exigências e um vasto conhecimento sobre design, redação, gerenciamento de conteúdo, entre outros fatores. Veja uma lista abaixo sobre os principais elementos para a criação de um blog otimizado.

  1. Criação do blog: os primeiros passos para a criação de um blog são a escolha de plataformas que publiquem e hospedem seu conteúdo, após isso, definir um nome e um nicho de conteúdo para a sua marca.
  1. Design do blog: outro fator a levar em consideração é a qualidade visual e a acessibilidade do seu blog. Isto é, a escolha de uma paleta de cores bem definida, fontes atrativas e elementos gráficos chamativos embelezam o blog, gerando identidade visual e profissionalismo para a marca.
  1. Gestão de conteúdo: um blog também deve ter uma estratégia de gestão de conteúdo estabelecida. Além de planejar, criar e publicar conteúdos, o gestor deve mensurar os resultados da estratégia, podendo, assim, fortalecer os principais tópicos do blog. 
  1. Conhecimento em redação e SEO: também é de extrema importância a presença de um profissional com conhecimentos em redação e SEO. Assim, possibilitando maior alcance e otimização para o blog e gerando um número maior de acessos.

Entre todas as ferramentas para blogs, a estratégia das técnicas SEO é a que mais se destaca, pois gera mais resultados e retorno de investimentos. Veja, a seguir, o que é SEO.

O que é SEO?

Para que seu blog esteja no topo das pesquisas, seus artigos devem adaptar-se ao algoritmo dos mecanismos de buscas como o Google, Bing e Yahoo. Para isso, existe a ferramenta SEO.

SEO (Search Engine Optimization) é a principal estratégia para a otimização de mecanismos de buscas para o seu blog. Com esta ferramenta em seus artigos, o blog passa a ter melhor posicionamento orgânico nos motores de pesquisa, fornecendo mais cliques e acessos.

O SEO analisa e se adapta aos principais critérios do algoritmo, priorizando alguns fatores como otimização de conteúdo, escolha de palavras-chave e estrutura do blog. No próximo tópico, veja 5 vantagens de investir em SEO na sua empresa.

5 Vantagens de Investir em SEO

São inúmeros os motivos para investir nessa técnica para o blog de sua empresa. Dessa forma, a seguir, separamos algumas delas para apresentar a você, confira.

  1. Aumento de tráfego: artigos  otimizados com as técnicas SEO são melhores ranqueados pelo Google, gerando mais cliques e tráfego orgânico.
  1. Gera credibilidade e identidade: por aparecer no topo dos motores de pesquisas, seu blog transparece mais credibilidade e identidade, tornando-se atrativo para os usuários.
  1. Impulsiona, também, as redes sociais: estar no topo das pesquisas também alavanca suas redes sociais, pois os usuários, após descobrirem a marca, tendem a seguir a empresa no Instagram e Facebook, por exemplo.
  1. Frutos a longo prazo: ao contrário de outras campanhas de marketing, como os anúncios pagos, o SEO necessita de um investimento contínuo e duradouro, consequentemente, gerando frutos a longo prazo.
  1. ROI elevado: por se tratar de um investimento com baixos custos, há maior possibilidades de um ROI elevado, aumentando o retorno financeiro.

Veja abaixo, uma dica valiosa para impulsionar os blogs da sua empresa.

Cluster: Especialista em Blogs e SEO para a sua Empresa

Durante esta leitura, você pôde descobrir a importância de uma estratégia de marketing bem definida para a sua empresa. Além disso, também conheceu algumas das vantagens de implementar técnicas SEO em blogs para a sua marca.

Portanto, se você deseja “entrar no mundo” dos blogs com a sua empresa, a Cluster é a gestora ideal para isto. Na Cluster, acreditamos que o futuro dos negócios reside na combinação perfeita entre marketing e tecnologia. 

Com a missão de impulsionar a transformação digital em empresas, garantimos uma abordagem focada em acelerar resultados, oferecendo soluções personalizadas que garantem o crescimento e expansão de sua marca.

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