Tráfego Orgânico Tráfego Pago

Entenda a Diferença Entre Tráfego Pago e Orgânico

Entenda a Diferença Entre Tráfego Pago e Orgânico

No mundo digital, ser conhecido pelo público é essencial para qualquer marca. Esse reconhecimento pode acontecer a partir do tráfego pago e orgânico, duas estratégias indispensáveis para a captação e conversão de leads.

Antes de iniciar a pontuar as diferenças entre esses métodos, é importante esclarecer o conceito de tráfego, que consiste no fluxo de pessoas que acessam o site ou o blog de uma empresa. Assim, as estratégias de tráfego pago e orgânico são utilizadas no marketing digital como uma maneira de atrair esses usuários. 

Com isso em vista, neste artigo, explicamos em detalhes para você como escolher a melhor estratégia de tráfego para o seu negócio. Continue a leitura e confira.

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O que é Tráfego Pago?

Tráfego pago diz respeito às pessoas que encontram o seu conteúdo por meio de anúncios veiculados em plataformas online, como o Google Ads e Facebook Ads. Esse conteúdo impulsionado pode ser direcionado para o seu público-alvo, incluindo características como idade, gênero e localização.

A grande vantagem do tráfego pago é o rápido alcance, que tem a possibilidade de gerar resultados rápidos. Porém, a estratégia requer investimento monetário constante e seus resultados podem acabar ao fim da campanha. 

Além disso, é válido ressaltar a forma como os usuários interagem com conteúdos pagos. Muitas pessoas não confiam em conteúdos patrocinados, tanto aqueles que aparecem nas redes sociais quanto aqueles que surgem durante uma busca na internet, e preferem seguir  indicações de amigos e familiares, como foi demonstrado em um estudo da Nielsen no ano passado. 

As vantagens e desvantagens desse método devem ser levadas em consideração na hora de decidir a melhor estratégia para sua empresa. Por isso, agora que você já sabe o que é tráfego pago, explicamos o que é tráfego orgânico, suas vantagens e desvantagens.

O que é Tráfego Orgânico?

Diferente da estratégia anterior, no tráfego orgânico as pessoas chegam até o seu site, blog ou plataforma digital sem a influência de anúncios, conteúdos patrocinados ou campanhas publicitárias. Esse método é um dos princípios do inbound marketing, mais conhecido como Marketing de Atração.

Como o tráfego orgânico é resultado do interesse genuíno da pessoa, ele é capaz de gerar um relacionamento duradouro entre o público e a marca. Apesar de demorar mais para os resultados aparecerem se comparada ao tráfego pago, estratégias do método orgânico possuem uma probabilidade maior de conversão de leads qualificados.

Depois de conhecer as diferenças entre tráfego pago e orgânico, você deve estar se perguntando qual dessas estratégias é a melhor para sua empresa. Continue lendo e confira em qual desses métodos investir.

Tráfego Pago e Orgânico: em Qual Investir?

Você quer saber se deve investir em tráfego pago ou orgânico? A resposta é: depende. Antes de decidir qual caminho seguir, é preciso analisar o momento do seu negócio e o quanto você está disposto a investir.

Apesar das estratégias de tráfego pago, quando bem estruturadas, alcançarem o público rapidamente, elas são caras e os resultados alcançados durante a campanha podem desaparecer assim que ela é finalizada.

Diferentemente, no tráfego orgânico os resultados chegam em médio a longo prazo, porém, os resultados são perenes e se mantêm mesmo que você não faça investimentos financeiros contínuos. Além disso, ele também ajuda na criação de relações duradouras com o público, melhorando o reconhecimento da marca.

Você pode utilizar as estratégias de tráfego pago e orgânico em conjunto, aproveitando o que há de melhor nos dois. O importante é entender o que vai ser melhor para o seu negócio. Para ajudar nessa decisão importante, você pode contar com a Cluster. Continue a leitura e descubra como podemos impulsionar o seu negócio.

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Com a leitura deste artigo, você descobriu as particularidades do tráfego pago e orgânico. Além disso, pôde conhecer as vantagens e desvantagens de cada método e como decidir em qual deles investir.

Assim, se você quer impulsionar o seu negócio e obter resultados duradouros, a Cluster é empresa de Marketing Digital ideal para você. Nosso time é formado por especialistas em Inbound Marketing e está pronto para traçar a melhor estratégia para seu negócio. Acesse o nosso site ou clique aqui para conversar com o nosso time.

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