Marketing Digital

Como Captar Leads Orgânicos no Funil de Vendas

Como Captar Leads Orgânicos no Funil de Vendas

Utilizar o funil de vendas para captar leads orgânicos está presente dentro da estratégia de Inbound Marketing. Servindo como um termômetro para maturidade do cliente e seu relacionamento com a marca, ele permite que você aperfeiçoe a sua comunicação e aumente o número de vendas.

Neste texto, você vai descobrir o que é o funil de vendas, sua importância na captação orgânica e 5 estratégias para conquistar leads. Continue a leitura e saiba mais.

O que é o Funil de Vendas?

Representando visualmente toda a jornada de compras do seu cliente, o funil de vendas permite a otimização da criação de conteúdo. Isso porque ele ajuda você a adequar os materiais produzidos por sua equipe de Marketing de acordo com cada etapa de consumo, potencializando o número de conversões e, consequentemente, de clientes.

Também chamado de pipeline, o funil de vendas é formado por três etapas que se relacionam com a jornada de compra do cliente. Confira os detalhes de cada um desses passos abaixo.  

  • Topo do funil 

Na primeira etapa do funil, as pessoas que esbarram com o seu conteúdo ainda não sabem que possuem um problema. Nesse momento, você deve chamar a atenção do público e gerar uma inquietação quanto a uma determinada questão.

É importante que a sua empresa se posicione com autoridade, como a solução para o problema apresentado ao público. Nessa etapa, você deve produzir conteúdos ricos, úteis e relevantes que ajudem a pessoa a determinar se possui a demanda apresentada ou não.

Um blog atualizado e otimizado para SEO é uma ótima ferramenta nessa etapa do funil de vendas. Os conteúdos produzidos nessa ferramenta vão auxiliar na nutrição dos leads e no avanço deles para o próximo passo.

  • Meio do funil  

Ao chegar no meio do funil de vendas, o cliente em potencial já reconhece seu problema ou sua necessidade e começa a buscar formas de solucionar a demanda. Para fornecer essa solução, você deve continuar com os conteúdos de valor, mas trabalhando pontos mais específicos.

Nessa etapa do funil, você pode apresentar dicas, técnicas e oferecer infoprodutos que demonstrem a autoridade da empresa. Além disso, nesse passo, é estabelecida uma relação de confiança com o lead para que ele continue na jornada de compra.

  • Fundo do funil 

Na última etapa do funil, está o momento de decisão de compra e de conversão. Ao chegarem aqui, os leads já estão maduros e reconhecem a existência da demanda, por isso, você deve investir em conteúdos que convençam o cliente que a sua empresa fornece a melhor solução para o problema.

Muitas empresas adicionam uma quarta etapa ao funil de vendas: o pós-venda. Esta última etapa foca em fidelizar o cliente e garantir que ele vire um promotor da marca, compartilhando o produto ou serviço em seus círculos de convivência.

Nós falamos muito sobre os leads, mas você sabe o que eles são? No próximo tópico, explicaremos mais detalhes sobre esses potenciais clientes. Confira.

O que São Leads Orgânicos?

De uma forma simples, leads são potenciais clientes, ou seja, pessoas que se interessam pelo seu serviço ou produto e fornecem seus dados pessoais, como e-mail e telefone, para que você entre em contato com elas. Essas informações ser obtidos por meio de formulários, inscrição em newsletter, conteúdos em blog, campanhas pagas ou e-mail marketing, por exemplo. 

Assim, quando falamos de leads orgânicos, nos referimos especificamente aos leads que encontram seu conteúdo de forma espontânea, sem a influência de anúncios. Esses contatos, geralmente, chegam por meio de mecanismos de busca, como o Google

Essa visita ao seu site ou blog feita a partir de um mecanismo de busca é chamada de tráfego orgânico. Uma pesquisa realizada pela SEOinc mostrou que esse tipo de fluxo de leads  vai aumentar e alcançar 53% do total da captação de leads, com a primeira posição do Google garantindo 20.5% desses cliques. 

A captação orgânica oferece diversas vantagens para as empresas. Porém, é importante que você tenha em mente que essa é uma estratégia de médio a longo prazo, ou seja, apesar de serem duradouros, os resultados não são imediatos.

Se você ficou interessado nessa possibilidade de captação de leads orgânicos, continue a leitura e confira alguns de seus benefícios.

4 Vantagens da Captação Orgânica no Funil de Vendas

A captação orgânica por meio do funil de vendas oferece a negócios de diferentes segmentos inúmeros benefícios. Nesta seção, separamos 4 vantagens principais de adotar essa estratégia na produção de conteúdo. Confira.

1. Leads qualificados

Leads qualificados são aquelas pessoas que já identificaram que possuem um problema o qual precisa ser resolvido. Por já possuir essa consciência, esse lead está mais predisposto a comprar o seu produto ou serviço.

Com as estratégias certas de inbound marketing, você aparecerá nos primeiros lugares dos mecanismos de busca quando esse lead procurar pela melhor forma de resolver seu problema.

2. Autoridade de marca

As estratégias de tráfego orgânico mostram para o público a autoridade da sua marca. Por meio dessa conscientização, sua empresa passa a ser vista como referência aos consumidores quando o assunto é o nicho em que você atua.

A autoridade de marca também mostra para os leads o valor do seu produto ou serviço. Além disso, ela permite a expansão da sua presença dentro do seu mercado-alvo e fora dele.

3. Fidelização do cliente 

No Inbound Marketing, a fidelização é mais importante do que apenas a venda de um serviço ou produto. Clientes fiéis consomem seu produto de forma regular, tendendo a gastar mais a cada compra, e também recomendam sua empresa para outras pessoas.

4. Estratégia de baixo custo

Estratégias de Inbound Marketing não dependem de anúncios pagos para funcionarem. O tráfego orgânico atua principalmente por meio da intenção que o consumidor tem ao fazer uma pesquisa.

Além de ser de baixo custo, no tráfego orgânico, o custo por lead é menor, já que seu conteúdo é facilmente encontrado na internet. O inbound também permite a construção de um relacionamento com o cliente, o que permite que sua marca continue crescendo mesmo que com um investimento financeiro menor.

Agora que você já conhece as vantagens de utilizar essas estratégias, continue a leitura e confira 5 formas de captar leads orgânicos.

5 Formas de Captar Leads Orgânicos 

Para cada canal de comunicação que a sua marca está presente, existe uma estratégia de captação diferente e adequada para a sua empresa. Separamos, abaixo, 5 formas que você pode utilizar para conseguir leads orgânicos.

1. Blog otimizado para SEO 

Otimizar o conteúdo do seu blog para Search Engine Optimization, o famoso SEO, é a melhor forma de aparecer nos primeiros resultados de plataformas como o Google. Essa colocação oferece mais visibilidade para sua marca e, como consequência, aumenta a captação de leads orgânicos.

Algumas estratégias que você pode adotar para manter o seu conteúdo relevante para quem busca no Google são:

  • tenha uma frequência regular de postagens;
  • planeje seu conteúdo a partir de temas relevantes para seu público-alvo;
  • fique atento às palavras-chave;
  • lembre-se de adicionar links internos e externos no seu conteúdo.

É importante considerar a etapa do funil que você deseja atingir com o conteúdo que está fazendo. Com esse planejamento, você guia o lead por toda a jornada de compra, fazendo com que ele alcance a etapa de fidelização.

2. Conteúdo Evergreen content

O conteúdo publicado em um blog pode gerar leads durante um longo período, mas é preciso atenção para que ele não perca a relevância. Se o seu artigo ficar desatualizado, o Google e outras ferramentas de busca vão deixar de exibi-lo para as pessoas que buscam sobre o assunto.

A boa notícia é que você pode atualizar o seu conteúdo sempre que achar necessário. Mantendo o conteúdo perene e relevante para o público, além de continuar gerando leads e garantindo o tráfego contínuo na sua página.

3. Infoprodutos

Uma forma vista com frequência no Inbound Marketing para captar leads é a disponibilização de infoprodutos. Para acessar o conteúdo que está sendo fornecido, a pessoa deve preencher um formulário e informar seus dados, como e-mail, por exemplo.

Mas tome cuidado com o tipo de conteúdo que você está produzindo e o tipo de lead que está atraindo. O infoproduto deve estar adequado com a sua marca e com o que já está sendo publicado em suas redes, garantindo que você obtenha dados de potenciais clientes.

4. E-mail marketing

Um dos canais mais antigos a serem utilizados em campanhas de marketing é o e-mail. Ele é um dos melhores canais para desenvolver um relacionamento com o cliente e mostrar a relevância do seu produto.

E-mail marketing é uma estratégia de comunicação intimista, altamente personalizada e muito eficaz quando iniciada a partir de um relacionamento prévio do cliente com a sua marca. Por meio dessa estratégia, você pode manter o lead por dentro das novidades da sua empresa e vender seu produto de forma automatizada.

5. Conteúdo nas redes sociais

Manter as redes sociais da sua empresa atualizadas também faz parte da estratégia de Inbound Marketing. Os leads chegam até você por meio de diversos canais, por isso, manter os conteúdos alinhados com os seus objetivos em todos os canais de comunicação é essencial.

Durante a leitura deste texto, você pôde perceber como utilizar o funil de vendas na hora de montar a sua estratégia de inbound marketing é essencial. Conhecer a jornada do cliente e onde ele se encontra ajuda na criação de conteúdos e na fidelização do lead

Dessa maneira, desenvolver uma estratégia de Inbound Marketing exclusiva para a sua empresa faz diferença na eficácia e no aumento do seu tráfego orgânico. Com a Cluster, você encontra tudo isso e muito mais. Continue a leitura e saiba mais.

Sua Estratégia de Inbound Marketing Está na Cluster

Ainda não está convencido da eficácia do tráfego orgânico? Segundo o Panorama de Marketing da RD Station, 91% das empresas brasileiras utilizam Inbound Marketing nas suas estratégias de comunicação.

Além disso, um estudo realizado pela Nielsen mostrou que os consumidores têm a tendência de confiar mais em links que não são patrocinados. Percebeu o valor de um bom posicionamento orgânico?

Não espere mais para dar o passo inicial na estratégia de Inbound Marketing da sua empresa. Clique aqui e entre em contato conosco para transformar a comunicação do negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *